Sobre Albufeira

H

Albufeira fica localizada no centro do Algarve, no sul de Portugal.

Com uma área de 14.800 hectares e com uma população a rondar os 50 mil habitantes o concelho está dividida em quatro  freguesias: Albufeira – Olhos d’Água, Ferreiras, Guia e Paderne.

Atualmente, Albufeira é sem margem de dúvida dos principais centros turísticos no  país.

Geograficamente a região dispõe de uma costa de 30 km distribuída por 23 praias de areia fina e água cristalina.

Albufeira tem, a nível nacional, uma das de maiores concentrações de bandeiras azuis (o símbolo europeu da qualidade das praias) de todo o país e da Europa.

Paralelamente ao turismo foram criados outros serviços, como a  restauração e bares, eles se expandiram um pouco por todo o concelho. A animação noturna de Albufeira é das mais badaladas de todo o Algarve .

Se vier de férias ou em viagem de negócios para Albufeira sem trazer o seu veículo terá de utilizar os meios de transporte disponíveis localmente para se deslocar e conhecer melhor a região.

O Táxi é, sem dúvida, uma das melhores opções.

Venha conhecer Albufeira

Albufeira provém do árabe Al-Buhera, que significa “Castelo do Mar”, nome que poderá estar ligado ao facto da sua proximidade do mar ou da lagoa que se formava na parte baixa da cidade.

A costa é de arribas recortada por praias de clima marcadamente mediterrânico: verões quentes e secos e Invernos amenos, com uma pluviosidade reduzida, sobretudo entre os meses de Outubro a Março e com uma temperatura média anual a rondar os 17,5ºC.

Nas primeiras décadas do século XX registou-se um aumento acentuado da exportação de peixe e de frutos secos. A vila tinha, então, cinco fábricas que empregavam 700 a 800 pessoas, sobretudo mulheres de pescadores.

Porém, da década de 1930 à década de 1950, registaram-se tempos de decadência, as armações de pesca arruinaram-se,as fábricas fecharam, as embarcações desapareceram e muitas casas foram abandonadas. A população ficou reduzida então à metade e a pesca tornou-se novamente numa actividade de subsistência.

No início da década de 1960, assistiu-se ao despertar de Albufeira para o fenómeno turístico, quando começou a ser procurada por turistas nacionais.  Foi sobretudo com os ingleses que Albufeira prosperou. Com a chegada do turismo internacional, Albufeira passou a fazer parte dos principais roteiros turísticos. Atualmente, Albufeira é um dos principais centros turísticos do país.

Precisa de um taxi? (+351) 289 58 32 30/2

Contactos

Envie a sua mensagem e entraremos em contacto consigo assim que possível

Start typing and press Enter to search